Quando se trata de comprar um capacete para motociclista, a segurança em primeiro lugar geralmente é a melhor abordagem.
Há uma variedade de fatores que devem ser considerados ao comprar um capacete para motociclista, um dos 5 equipamentos de segurança para motociclistas indispensáveis.
Abrangendo segurança, estilo, tamanho, preço, recursos extras e manutenção do capacete, nosso guia irá ajudá-lo a escolher o capacete certo para motociclistas, deixando-o livre para aproveitar a estrada!
Padrões de capacete de motocicleta
Antes de começar a considerar a cor ou o custo do seu capacete para motociclistas, é importante entender as leis sobre capacetes para motociclistas na Austrália.
As leis sobre capacetes mudaram significativamente na Austrália nos últimos anos. Mais especificamente, agora é legal vender capacetes de padrão europeu na Austrália.
Ao comprar um capacete para uso na estrada, os motociclistas devem procurar uma etiqueta informando que o capacete está em conformidade com os padrões ‘AS1698’ ou ‘UNECE 22.05’.
‘AS1968’ é o padrão de segurança australiano para capacetes de motociclistas, indicando que o modelo de capacete passou por testes rigorosos para ser considerado seguro para uso na estrada, enquanto ‘UNECE 22.05’ é o equivalente europeu.
Também é legal que os varejistas vendam capacetes que estejam em conformidade com os padrões DOT, Snell e BSI.
Os pilotos também devem procurar uma etiqueta na faixa do queixo que diz ‘E1’. Todos os estados e territórios australianos estipulam que os capacetes para motociclistas devem ser fixados com segurança, o que significa que a tira de queixo deve estar sempre presa durante a condução.
Estilos de capacete de motocicleta
Existem muitos estilos diferentes de capacete para motociclistas, por isso é importante considerar qual estilo melhor atenderá às suas necessidades. Os estilos populares de capacete para motociclistas incluem rosto inteiro, rosto aberto, modular, meia concha e esporte duplo.
Rosto completo
Para máxima segurança, os capacetes integrais são geralmente a melhor escolha. Estudos mostram que a área de impacto mais comum (19,4%) em um acidente de motocicleta é o queixo.
Os capacetes integrais oferecem maior proteção ao queixo do que outros estilos de capacete, o que significa que geralmente são a opção mais segura para uso geral.
Meio capacetes
Os meios capacetes, por outro lado, provavelmente devem ser evitados se a segurança for uma prioridade. Curiosamente, os capacetes de meia concha são aprovados para uso na América e na Austrália, mas não na Europa.
Isso ocorre porque os capacetes de meia concha protegem apenas metade do rosto, deixando o queixo exposto em caso de acidente.
Embora os capacetes de meia concha forneçam mais ventilação, o que é uma vantagem para alguns ciclistas, os riscos de segurança geralmente não valem a pena.
Rosto aberto
Os capacetes abertos oferecem mais proteção às orelhas e à lateral da cabeça do que os capacetes de meia concha, mas também carecem de proteção adequada para o queixo.
Novamente, eles fornecem mais ventilação em condições de pilotagem quente, mas deixam o queixo exposto.
Modular
Muitos motociclistas adoram a conveniência dos capacetes modulares, pois eles podem ser abertos na barra do queixo, permitindo que o motociclista fale, tire fotos e reabasteça sem ter que remover o capacete inteiro.
Embora os capacetes modulares pareçam semelhantes aos capacetes integrais à primeira vista, eles geralmente têm classificações de segurança mais baixas. Como tal, os capacetes modulares não são adequados para pilotos profissionais.
Esporte duplo
Finalmente, os capacetes esportivos duplos são adequados para passeios em estrada e fora de estrada. Eles apresentam uma proteção facial como outros capacetes de estrada, mas também deixam espaço suficiente para um par de óculos de proteção para ajudar a manter a poeira longe de seus olhos quando você estiver andando fora de estrada.