Uma bóias para piscina pode ser um auxiliar de treinamento fantástico para ajudar os nadadores a maximizar seu tempo na piscina e trabalhar em sua técnica de braçada.
O objetivo principal da bóia é ajudar a equilibrar a parte inferior do corpo na água, colocando-a entre a parte interna das coxas e segurando-a suavemente no lugar com as pernas.
Manter a bóia na posição enquanto você nada permite que você concentre toda a sua atenção na técnica do braço.
Sua flutuabilidade na água aumentará e a parte inferior do corpo será elevada para reduzir o arrasto e aumentar a eficiência.
Os braços serão responsáveis por fazer todo o trabalho de propulsão, independentemente da braçada que você usar, o que aumentará a força dos braços e ombros.
Você também terá mais tempo para se concentrar na braçada ou na técnica de respiração e na postura geral de natação. Devido à flutuabilidade adicional que esses auxiliares de treinamento fornecem, eles também ajudam a promover uma melhor posição do corpo na água.
Dicas importantes para usar uma bóia corretamente
Use a parte superior das coxas
A melhor posição para a bóia é entre a parte superior das coxas, por isso deve ser segurada logo abaixo da virilha.
Um erro que muitos nadadores cometem é segurar a bóia muito baixa, perto dos joelhos, mas isso fará com que suas pernas dobrem e seus quadris caiam, o que aumentará seu arrasto.
Ao colocar o pull buoy entre a parte superior das coxas, você estará ajudando a promover uma melhor posição, mantendo os quadris e o corpo retos na água.
Se você planeja usar a bóia para uma sessão mais longa, também notará que é muito mais fácil mantê-la no lugar com mais conforto quando ela está logo abaixo da virilha.
Coloque a extremidade maior abaixo do corpo
As bóias tradicionais têm o formato de um oito, mas muitas terão uma extremidade maior e uma extremidade menor.
A extremidade maior proporcionará maior flutuabilidade, portanto, esta deve ser a extremidade colocada sob o corpo quando você está na posição de natação, mais próxima do fundo da piscina.
Isso fornecerá flutuabilidade máxima para seus quadris e cintura, ajudando você a manter uma posição melhor enquanto nada.
Se você achar que a bóia está proporcionando muita flutuabilidade, você pode tentar virá-la e usá-la com o lado menor voltado para o fundo da piscina.
Como uma bóia de natação pode torná-lo um nadador melhor
Técnica de golpe aprimorada
Você identificou uma área de sua técnica de braçada que precisa ser melhorada? Usar uma bóia de tração é a maneira perfeita de abordar isso.
Sem necessidade de se concentrar em nenhum chute, você pode concentrar toda a sua atenção no que a parte superior do corpo está fazendo.
Ao dedicar mais tempo e atenção à técnica do braço, isso logo se tornará mais natural e realmente beneficiará seu desempenho quando você nadar sem a bóia.
Melhor força da parte superior do corpo
Treinar com uma bóia tira o chute da equação. Para a propulsão, você dependerá apenas da parte superior do corpo.
Usar a braçada para gerar toda a força para a frente proporcionará um treino ainda mais difícil para os braços, ombros, pescoço e parte superior das costas.
Em breve você sentirá o benefício ao voltar a nadar sem a bóia e com a propulsão adicional que seu chute proporciona.
Posição corporal melhorada
A flutuabilidade fornecida por uma bóia ajudará a promover uma posição corporal aerodinâmica adequada na água.
Com os quadris e coxas elevados, o arrasto é reduzido e a adição de uma bóia também ajudará a reduzir ao mínimo os movimentos desnecessários do corpo.
Em breve você conhecerá a ‘sensação’ de uma posição aerodinâmica na água e como isso se traduz em uma natação mais eficiente e rápida.
Técnica de respiração aprimorada
Muito parecido com a técnica de braçada, treinar com uma bóia também pode ajudá-lo a se concentrar na respiração.
Acertar sua técnica de respiração é absolutamente essencial para produzir sua melhor natação, portanto, ao tirar a parte inferior do corpo da equação, você terá mais tempo para aperfeiçoar sua respiração.