O uso de piscinas e equipamentos de treinamento é difundido na comunidade de natação. Ollie Baker dá uma olhada na bóias para piscina, o equipamento indispensável na piscina.
Muitas vezes você verá nadadores, mergulhadores, jogadores de pólo aquático e atletas sincronizados usando diversas “ferramentas” para melhorar sua natação.
Isso inclui remos nas mãos e antebraços, bóias entre as pernas, nadadeiras nos pés ou peças de equipamento terrestre como faixas de resistência e tiras de suspensão e muito mais.
Embora todos esses equipamentos possam ser muito úteis, é importante certificar-se de que você está usando o equipamento certo para sua idade, habilidade e fase de desenvolvimento físico e treinamento que está realizando.
Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente o que está tentando desenvolver e melhorar. Aqui, veremos o pull buoy e como ele pode ser usado para desenvolvê-lo em seu treinamento.
A bóia de tração pode ser muito eficaz
Um dos equipamentos mais comumente vistos pelos nadadores é a bóia.
Essas peças de espuma em formato de oito costumam ser uma peça de equipamento indispensável para muitos nadadores experientes, mas podem causar estragos na posição do corpo se não forem usadas corretamente.
O objetivo das bóias de tração é criar flutuabilidade extra para os quadris, alinhar a posição do corpo para que você fique mais aerodinâmico. Isso pode ajudá-lo a se concentrar no resto da braçada, aumentar a força do núcleo, desacelerar a braçada – e uma série de outras coisas úteis para melhorar sua natação geral.
Se você acabou de fazer uma série intensa e suas pernas estão cansadas, ou se você é um triatleta que está com as pernas cansadas por causa de uma corrida ou ciclismo, então você pode continuar a treinar e aperfeiçoar os movimentos da parte superior do corpo em sua braçada sem ter que usar o seu pernas.
Se você desacelerar o movimento para praticar os elementos respiratórios ou a posição de entrada dos braços, especialmente como iniciante, seus quadris e pernas podem começar a cair devido à falta de impulso.
Isso tornará a broca inútil e incentivará o mau posicionamento. Novamente, uma bóia de tração pode ser muito eficaz aqui.
No entanto, se o pull buoy for muito eficaz, você pode acabar com os quadris muito altos no ar, o que é prejudicial à sua posição aerodinâmica e pode, na verdade, desenvolver uma técnica e uma forma ruins.
Se você tem um chute mais fraco, mas acha que precisa de mais força nos braços, usar um pull buoy pode acabar deixando você muito dependente da parte superior do corpo e não ajudar no seu desempenho, pois seu chute ainda é o elemento mais fraco.
O importante, que muitas vezes é esquecido, é escolher o tamanho do pull buoy certo para você, saber exatamente no que você está tentando se concentrar em melhorar – e como a flutuabilidade extra complementa isso – antes de começar a usá-lo.
Ótima ferramenta para desenvolver o alinhamento corporal
É muito importante que você não abuse do equipamento de treinamento na piscina.
Auxiliares de treinamento, como bóias, não devem representar mais do que um quarto da sessão.
Usar essas ferramentas pode ser ótimo para se desenvolver como nadador ou triatleta, mas usá-las demais pode fazer com que você dependa delas.
Isto fará com que os outros elementos do seu acidente vascular cerebral se deteriorem e o deixe numa posição pior do que quando começou.
Como acontece com todas as coisas boas, devem ser usadas com moderação.