Além da motocicleta em si, seu capacete provavelmente será o equipamento mais caro para o seu tempo sobre duas rodas. É absolutamente o mais importante.
Os capacetes para motociclistas devem ser usados o tempo todo – chuva, sol, poços de lama, ondas de calor, furacões, apocalipses de insetos – bem, você entendeu. Ele tem a função mais importante (proteger seu crânio e seu conteúdo) e é continuamente atingido pelos rigores da estrada. Saber como limpar e manter seu capacete de motociclista não apenas evitará que você envolva seu rosto com um forro interno úmido, mas também ajudará a prolongar a vida útil de seu capacete.
As etapas listadas abaixo sobre como limpar um capacete de motociclista são um conjunto sólido de práticas recomendadas com as quais tivemos sucesso ao longo de muitos anos de prática. No entanto, também é uma boa ideia consultar o manual do proprietário para obter informações específicas sobre a limpeza do capacete, apenas para ter certeza de que não está fazendo nada que anule a garantia do fabricante.
Passo 1: Materiais de limpeza para capacetes de motocicleta
Como acontece com qualquer produção, colocar as coisas em ordem desde o início ajudará muito a aproveitar ao máximo o tempo na limpeza de um capacete de motociclista. As pessoas tendem a ter suas próprias preferências quanto ao que funciona melhor e certamente existem muitas alternativas viáveis, mas há um conjunto básico de itens que são sempre bons para começar.
Trapos de microfibra
Eles são ótimos para lavar um capacete de motociclista e também para limpar um protetor facial. Embora nem sempre precisem ser novos, você deve sempre começar com um pano limpo. Quaisquer partículas de sujeira presas no pano aumentam o risco de danificar o acabamento externo do capacete durante o processo de limpeza.
Escova de dente
Este não precisa ser o seu detonador Sonicare de última geração. Uma escova de dentes barata com cerdas macias é tudo que você precisa para ajudar a limpar cantos e recantos que os trapos de microfibra não conseguem alcançar. Isso pode ser especialmente útil ao limpar as juntas e aberturas do protetor facial do capacete da motocicleta.
Shampoo para bebê
A principal coisa que você deve ter em mente ao procurar um agente de limpeza é garantir que ele não seja à base de petróleo. O shampoo para bebês é uma opção muito utilizada, devido à sua natureza suave.
Água morna
Seja uma banheira ou uma pia, a água morna é sua melhor amiga na hora de lavar um capacete de motociclista, pois permite que você remova suavemente a sujeira e os insetos mortos sem danificar nenhum dos materiais do capacete.
Ar comprimido
Se você tiver acesso a um compressor de ar, diminuir a pressão e usar alguns jatos estratégicos é uma ótima maneira de limpar as saídas de ar do capacete da motocicleta. Tenha cuidado para não usar ar de uma lata de aerossol, pois isso irá corroer o revestimento de EPS do capacete e degradar sua capacidade de proteção.
Etapa 2: Remova todos os componentes eletrônicos e acessórios externos
Parece incrivelmente básico (e é), mas esta é uma etapa que muitas vezes é esquecida até que seja tarde demais. Antes de lavar um capacete de motociclista, remova todos os acessórios eletrônicos internos, como microfones, antenas, baterias e as unidades de comunicador Bluetooth às quais eles estão conectados. Além disso, se você estiver trabalhando em um capacete duplo esportivo ou off-road com bico, é muito mais fácil removê-lo e limpá-lo separadamente.