Escolher um capacete motocross não é apenas descobrir seu tamanho e sua pintura favorita. É comprar um capacete que realmente funcione para proteger sua cabeça em caso de impacto.
Não há necessidade de adoçar: o ajuste do capacete determina quanta segurança seu capacete pode oferecer.
Quando a cabeça do seu capacete sofre um impacto, o forro de absorção de impacto é projetado para gerenciar essas forças. Mas se houver muito espaço entre o capacete e sua cabeça, você estará basicamente se preparando para levar um golpe de seu próprio equipamento de segurança. Além disso, alguns capacetes possuem revestimentos deslizantes integrados, como o sistema MIPS da Bell, para reduzir lesões causadas por forças rotacionais. Se o forro não se ajustar bem à sua cabeça, ele não funcionará conforme planejado. Por outro lado, se o capacete estiver muito apertado porque há pouca folga, o capacete simplesmente ficará desconfortável. Isso distrairá ou causará dor, ou você simplesmente parará de usá-lo. Um bom ajuste evita ambos os problemas e permite que o capacete faça o seu trabalho.
Todos os capacetes não são criados iguais no que diz respeito ao ajuste na sua cabeça. Isso não significa que você tenha que pagar muito dinheiro para obter uma boa proteção e ajuste. Existem muitas opções no mercado para todas as faixas de preço, formatos de cabeça e estilos de pilotagem. Você só precisa prestar atenção ao escolher a próxima tampa.
Sentindo-se sobrecarregado? Escolher o capacete certo não precisa ser uma tarefa difícil, com nosso guia completo para orientá-lo. Se você conseguir balançar a cabeça, usar uma fita métrica e encontrar um amigo para ajudar, você consegue!
1. Escolha um estilo de capacete
Os motociclistas nunca tiveram tantas opções de capacetes disponíveis. Embora seja fantástico ter todas essas opções, pode ser difícil encontrar a opção perfeita. Onde começar? Falando de maneira geral, existem cinco tipos básicos de capacetes com os quais você deve estar familiarizado antes de tomar sua decisão.
O primeiro é o capacete aberto, que é o menos restritivo e menos protetor. Os capacetes abertos fluem toneladas de ar, já que a carcaça do capacete não cobre o queixo ou o rosto do piloto, daí o nome. Um capacete aberto pode ser um capacete “meio”, que cobre apenas a parte superior do crânio, ou um capacete “três quartos”, que cobre tudo, exceto o rosto do piloto. Os capacetes abertos tendem a ser mais baratos do que outros tipos de capacete e geralmente também têm poucos recursos. Você normalmente verá esses capacetes usados por pilotos em cruzeiros, retrô e clássicos.
O capacete integral, por outro lado, envolve totalmente a cabeça do piloto. Uma proteção facial protege o nariz e os olhos do piloto, e uma extensão da concha chamada queixo cobre a parte inferior do rosto do piloto. Os capacetes integrais são os menos ventilados, mas os mais protetores contra impactos e intempéries. Eles também são os capacetes mais silenciosos disponíveis. Um capacete integral é a única opção se você deseja levar seu capacete para a pista. Capacetes integrais são comuns em todos os tipos de bicicletas de rua.
Os capacetes modulares são um subconjunto dos capacetes integrais. Esses capacetes usam um mecanismo articulado para tirar o queixo e o protetor facial quando o piloto libera, convertendo instantaneamente o capacete integral em um capacete aberto. Essa modularidade dá nome ao capacete. Os capacetes modulares permitem que os pilotos escolham entre os benefícios dos capacetes abertos e integrais, tudo em um. Por exemplo, um piloto de turismo pode querer proteção total para o rosto na rodovia, mas a facilidade de ter o rosto aberto enquanto almoça em uma parada para descanso.