Obtenha o controle: entendendo como o controle pode afetar seu jogo
Com toda a atenção dada aos designs de armação de alta tecnologia e às últimas tendências em cordas de turismo, os tenistas têm, durante anos, enganado uma das partes mais importantes de suas raquetes: a handgrip. Escolhê-los corretamente, você pode causar um grande impacto no seu jogo e ajudar a prevenir lesões.
Por que se importar?
Por que você deveria se preocupar com sua empunhadura ou seu tamanho? É a principal linha de comunicação entre você e sua raquete, por um lado, e tem muito a dizer sobre a saúde do seu braço, por outro. Escolher corretamente e manter sua raquete escolhas, devem ser de vital importância. Punhos de tamanho inadequado podem causar uma infinidade de problemas para o seu jogo. Ter que apertar seu punho com muita força para superar um aperto que é muito pequeno pode impedir que você crie velocidade, potência e giro suficientes na raquete. Também pode reduzir o toque e a sensação na rede, fazendo com que a empunhadura se desgaste mais cedo. Trabalhar demais para segurar uma empunhadura pequena é uma das principais causas do cotovelo de tenista e de outros problemas nos braços. Embora os problemas apresentados por uma empunhadura superdimensionada não são tão graves, eles existem. Por exemplo, ter que esticar os dedos para segurar uma alça “superdimensionada” pode distender os músculos do antebraço e da mão e também tornar mais difícil mudar de pegada entre as braçadas. A propósito, ignore o relatório sobre jogadores profissionais que usam empunhaduras menores para permitir velocidades de raquete mais rápidas e mudanças de empunhadura mais rápidas. Jogadores como Federer e Nadal podem se safar com essas coisas porque, bem, eles são Federer e Nadal! O resto de nós precisa do tamanho certo de empunhadura para o braço, saúde e melhor produção de tiros.
Escolhendo um aperto
Quase todas as empunhaduras substitutas fabricadas atualmente possuem uma camada externa de poliuretano ou couro, proporcionando cor e pegajosidade (e possivelmente uma nervura em relevo ou outra textura), e uma camada interna de espuma com propriedades de acolchoamento e absorção de umidade. Quantidades, esses detalhes são executados. Os fabricantes fazem diferentes estilos de punhos para acomodar diferentes preferências e estilos de jogo dos jogadores. Muitos jogadores avançados preferem a sensação mais firme dos punhos de couro natural, como o Wilson Natural Leather ou o Head Leather Tour. Aqueles com problemas nos braços provavelmente irão prefira uma empunhadura acolchoada como o Gamma Hi-Tech Gel ou o Wilson Comfort Hybrid (essas empunhaduras acolchoadas podem aumentar o tamanho da alça), enquanto os jogadores que suam muito vão gostar de uma empunhadura absorvente ou “seca”, como o ViperDry da Dunlop ou o RZRDri da Gamma. Se você não suar muito ou jogar em climas mais secos, um punho de substituição pegajoso, como o Dunlop Gecko-Tac ou o Gamma RZR Tac, pode bastar. Se você tiver uma mão fraca, um punho de substituição com nervuras pode lhe dar pré- fez “apoios para os dedos” para melhorar a força de preensão (confira o Wilson CushionAire Contour e o Prince ResiRib +) Se você usa um overgrip e não deseja aumentar o tamanho do punho, muitas empresas agora produzem punhos de reposição mais finos, como o Babolat Skin Feel, Tourna Pro Thin ou Prince ResiThin. Você também pode encontrar qualidades semelhantes no grande número de overgrips disponíveis atualmente. O overgrip VS Original da Babolat é um dos mais finos já fabricados, enquanto os overgrips Gamma RZR Tac, Head Prestige Pro e Prince ResiPro são ligeiramente mais grossos. (com muito mais aderência) Os overgrips Viper Dry da Dunlop e RZR Dri da Gamma proporcionam absorção superior. Existe até um overgrip com uma costela de espuma para melhor posicionamento dos dedos no Wave Grap da Yonex.
Encontrando o tamanho do seu punho
Refere-se à largura das vigas da raquete e é um indicador da rigidez e potência da raquete. Uma raquete com vigas mais largas tenderá a flexionar menos do que uma com vigas mais estreitas (todo o resto sendo igual) e, como tal, perderá menos energia para que flexionam e transferem mais força para a bola. A largura da seção transversal é geralmente medida em milímetros e é normalmente denominada nos seguintes grupos: as estruturas de controle geralmente terão larguras de feixe de 22 mm ou menos, as raquetes Tweener geralmente terão larguras de feixe de 23- 27 mm e quadros Power tendem a ter seções transversais mais altas de 28 mm e acima.